Telefone (51) 3029.0100 contato@amodeoebeck.com.br

Experiência em fusões e aquisições (M&A ou Mergers and Aquisitions) é um diferencial para garantir que os detalhes de cada contrato sejam muito bem planejados. Segundo  a sócia do escritório Amodeo & Beck Advogados Associados, Bianca Beck, é comum que as empresas  preocupem-se apenas com os passos anteriores à compra, mas as definições posteriores são muito importantes.  Em maio de 2017, o escritório atuou nessas questões no processo de aquisição da Globalcoat pela Farben.  

Case Farben e Globalcoat

Quando a Farben, marca de tintas, decidiu comprar a Globalcoat, contou com a assessoria do Amodeo & Beck Advogados Associados para acertar definições de contrato.

  • A compra: a Globalcoat, empresa do segmento de tintas que realiza a mistura do produto na hora, era cliente da Farben.  Após anos de parceria, a Globalcoat propôs para a Farben a aquisição por se considerarem mais efetivos nas vendas do que em gestão, atendimento e desenvolvimento de produtos. Por sua vez, a Farben avaliou que a fusão poderia ser uma oportunidade de novos negócios:

 

Para a aquisição ser vantajosa para as duas partes é preciso avaliar como será o funcionamento conjunto das empresas após a compra.  Este processo chama-se  Post Merger Integration (PMI).

Oportunidade de negócios: A Farben avaliou que seria vantajoso agregar a cartela de clientes da Globalcoat e decidiu assinar o contrato e formalizar o novo modelo.

Atuação do escritório: O Amodeo & Beck Advogados Associados propôs ao cliente Farben a inserção de uma cláusula para prevenir eventuais prejuízos. O contrato seria assinado meses antes da efetiva compra. Por esse motivo, caso a Globalcoat perdesse clientes neste período, o valor final da compra seria reduzido proporcionalmente.

Planeje o futuro!

A advogada lembra que operações menores são uma boa alternativa para quem pensa em grandes aquisições no futuro: